Notícias

Defesa Civil leva palestras educativas para escolas da Capital

25/10/2017 - Nara Moura - Governo do Tocantins

Com o objetivo principal de levar educação e orientações a crianças e adolescentes, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre a prevenção às queimadas, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Tocantins realiza palestras em várias escolas de Palmas, nesse período crítico de seca em todo o Estado. De agosto até outubro deste ano, ao todo, seis escolas foram contempladas com a ação que alcançou cerca de 2.700 alunos.  

Graça Maria Gouveia Laje, gerente da Assistência Humanitária da Defesa Civil e uma das palestrantes, diz que o momento serve também para mostrar aos alunos qual a melhor maneira de evitar as queimadas e quais suas consequências. “Informamos a eles o quanto as queimadas são perigosas e o quanto elas fazem mal ao meio ambiente e à saúde do próprio ser humano, já que são uma das causas da estiagem”, disse.  Além da gerente, conduzem as palestras o superintendente da Defesa Civil, Tenente Coronel Peterson Ornelas e o 3º sargento Alis Feitosa.  

Na ocasião, os estudantes participam ainda de dinâmicas relacionadas ao tema. “Nós temos uma atividade desenvolvida com o tronco de uma árvore. Nela, levamos as folhas verdes que representam como evitar as queimadas e as folhas secas representando as consequências dessa ação. É muito interessante porque cada turma monta a árvore de uma maneira diferente e isso fixa o aprendizado do aluno”, enfatizou a gerente.  

Os alunos também recebem material gráfico específico com informações diversas sobre o tema, além de material que os orienta também como se protegerem das tempestades, já que o período das chuvas se aproxima no Tocantins. Além disso, a equipe da Defesa Civil apresenta aos participantes alguns dos materiais que são utilizados pelo Corpo de Bombeiros, no combate os incêndios, tais como bomba postal, pinga fogo, abafador e as roupas usadas para apagar os focos.  

Taquaruçu

No próximo sábado, 28, a Escola Estadual Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu, receberá um debate sobre as queimadas com a presença de representantes da Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de Organizações Não Governamentais (ONGs) locais, moradores e estudantes.

Escolas

Na Capital, foram beneficiadas com a ação educativa a Escola Estadual de Tempo Integral Vila União, o Colégio da Polícia Militar (CPM), a Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, em Taquari, a Escola Estadual Criança Esperança e o Colégio Batista de Palmas.

De acordo com Graça Laje, a ideia é ampliar as palestras para escolas municipais e capacitar as 100 coordenadorias municipais de Defesa Civil distribuídas pelo Estado para que elas mesmas possam desenvolver a ação nas escolas.

“Ainda temos ao redor da escola, famílias que colocam fogo em lixo, nesta época do ano e, como consequência disso quase tivemos que dispensar as crianças por conta da fumaça. Essa ação [palestra] é muito importante para que os próprios alunos tornem-se adultos conscientes e para que eles levem essas informações para suas famílias”, disse Cleuzenir Divina dos Santos, diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Vila União, localizada na quadra 307 Norte, onde cerca de 50 alunos participaram da palestra nesta quarta-feira, 25.

Educa Sanear

Além de Palmas, escolas de outros municípios tocantinenses também recebem as palestras da Defesa Civil. A ação é levada às cidades em parceria com Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) como parte do programa Educa Sanear.

O programa é realizado a partir de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e desenvolve ações de educação voltadas ao saneamento ambiental, com a proposta de mobilização das lideranças e da comunidade.

Compartilhe esta notícia