Notícias

CEPDEC debate sobre ações da defesa civil para eventos de grandes danos potenciais em Barragens

01/03/2019 - José Domingos Alves Filho/Corpo de Bombeiros Militar

Aconteceu ontem, 28, quinta, no auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins – UFT, o Workshop sobre segurança de barragens. Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) e Associação Brasileira de Mecânica dos Solos/Núcleo Região Norte - ABMS.
O evento teve o intuito de discutir a situação de segurança das barragens do Estado na presença de especialistas da área de engenharia e de representantes do Poder Público. Foram abordados temas como “As ações promovidas pela ABMS desde os acontecimentos em Mariana (MG) ”; “Situação das Barragens do Estado do Tocantins”; "Planos de Ações Emergenciais e Planos de Contingências," O superintendente da Coordenadoria Estadual e Proteção e Defesa Civil - CEPDEC, tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, ministrou uma palestra sobre Plano de contingência e sobre as ações da Defesa Civil para eventos de grandes danos potenciais. 

Para o superintendente estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Geraldo Primo o encontro foi um momento fundamental para a discussão sobre o assunto, onde profissionais da área de engenharia, Proteção e Defesa Civil, Instituições de Fiscalização e estudantes, que puderam tratar do tema e ouvir as experiências dos profissionais nas palestras e discussões nos debates. Disse ainda que foi uma iniciativa importante para esse tipo de trabalho no Tocantins, que já vem sendo trabalhado desde o final do ano pela Defesa Civil Estadual, em especial sobre os Planos de Ações Emergenciais-PAE, para a construção dos Planos de Contingências e fortalecimento das Defesas Civis Municipais.