Notícias

Defesa Civil Estadual visita UHE Lajeado

28/03/2019 - Governo do Tocantins

Por volta das 10 horas desta quinta-feira, 28, uma equipe da Defesa Civil Estadual visitou o complexo da Usina hidrelétrica de Lajeado, com o objetivo de acompanhar a inspeção realizada pelos técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica  (ANEEL) e ainda apresentar aos empreendedores, o planejamento na elaboração dos planos de contingência para as barragens do Tocantins, em atendimento à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil instituída pela Lei 12.608, de 10 de abril de 2012. A visita técnica contou com a participação dos representantes das Usina Hidrelétricas  Luís Eduardo Magalhães e Enerpeixe. 

O tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, superintendente da Defesa Civil Estadual ressaltou que “o governo do Estado, por meio da Defesa Civil, está fazendo o seu papel, oferecendo suporte técnico, apoio e capacitação, para que empreendedores e defesas civis municipais possam elaborar seus Planos de contingências, e numa eventual emergência, se tenha condições de dar uma resposta com bastante eficácia, na proteção de pessoas que residem nas áreas impactadas”. Ressaltou.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência (PlanCon) estabelece as ações de proteção e defesa civil, organizando as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Assim, para cada uma destas ações, haverá responsabilidades específicas, integradas a um sistema de gestão sistêmica e contínua.  Dentre essas ações se encontram: 

• Organizar e administrar abrigos provisórios para assistência à população em situação de desastre, em condições adequadas de higiene e segurança manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta e sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastres;

• Definição dos tipos de alarmes mais apropriado para alertar a população;

• Definição e sinalização das rotas de fugas e dos pontos de encontros; 

•  Realizar regularmente exercícios simulados, conforme plano de contingência de Proteção e Defesa Civil;

• Promover a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastre;

• Proceder à avaliação de danos e prejuízos das áreas atingidas por desastres. Dentre outras.