Notícias

Fiscalização Integrada vai percorrer parte da região sul do Tocantins

01/10/2020 - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Depois de percorrer diversos municípios na região central do Estado, entre eles a capital Palmas, a Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais vai ao sul do Tocantins. Nesta sexta-feira, 02, os trabalhos serão iniciados pela cidade de Talismã, a 339km da capital, e 120km de Gurupi, e, além de chegar às propriedades por onde o fogo passou nos últimos dias, também pretende desmontar possíveis ações futuras de queimadas.

As articulações são da Defesa Civil Estadual, por meio do Comitê Estadual do Fogo, que desta vez terá apoio de um helicóptero do Exército Brasileiro para sobrevoar a região. A concentração dos órgãos parceiros vai acontecer às 8h, na frente da Rádio Talismã, de onde partirão em viaturas para a fiscalização.

Do helicóptero as autoridades darão as coordenadas das propriedades onde estiver ocorrendo alguma queimada, possibilitando os flagrantes por parte dos fiscais. A localização exata por onde o fogo passou nos últimos dias já é de conhecimento das equipes, que têm os mapas em mãos com os focos de incêndios florestais enviados por satélites.

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, afirmou que “uma das principais metas é a desarticulação de planos de queimadas para os próximos dias”. “Muitos proprietários de terras estão achando que a chegada das primeiras chuvas em algumas regiões vale como liberação para a queima de preparo do solo. Não vale. Na verdade, uma Portaria do Naturatins proíbe essa prática até o dia 13 de novembro”, lembra o coordenador-adjunto.

Além da Defesa Civil Estadual, também estarão na Operação Integrada o Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria), Naturatins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ministério Público Estadual e as Brigadas Municipais de Talismã e Alvorada.

As ações vão ocorrer durante todo o final de semana.