Notícias

Técnicos da Defesa Civil Estadual participam de treinamento de pilotagem de drone

04/05/2020 - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

As ações de monitoramento e combate aos incêndios florestais no ano de 2020, a serem realizadas pelo Comitê do Fogo no Estado do Tocantins, que é formado por 32 instituições, terão um drone no sistema de logística ajudando amplamente no planejamento e execução das tarefas. Doado pela Energisa no final do ano passado, o aparelho passa a ter vários operadores da Defesa Civil Estadual, o órgão que coordena as ações do Comitê.

O treinamento também foi oferecido pela Energisa (integrante do comitê estadual), por meio do instrutor Galtierre Lustosa. Durante todo o dia, as aulas se dividiram em teóricas e práticas, com legislação e permissões para operação do aparelho, os modelos, capacidade e finalidades dos drones existentes no mercado, entre outros conteúdos.

A prática de pilotagem ocorreu no período da tarde, com as manobras sendo executadas a partir do estacionamento de uma das unidades da concessionária, na 405 Sul, em Palmas. Ligar e desligar, decolar e aterrissar, bem como voar em várias direções da região, fotografar e filmar foram algumas das tarefas executadas.

“É uma tecnologia muito útil, pois ela consegue ajudar no monitoramento da dimensão de um foco de incêndio durante o combate, além de outras possibilidades”, destacou o Tenente-Coronel Erivaldo Alves, Coordenador-Adjunto da Defesa Civil Estadual.

O Tenente-Coronel foi um dos participantes da instrução. Além dele, haviam também dois majores e três sargentos bombeiros. Todos eles ligados à Defesa Civil Estadual.

“Para o Comitê do Fogo é um grande ganho a inserção do drone nas nossas estratégias, a partir de agora. Durante o combate ao fogo vamos ter uma visão do alto e conseguir observar a dimensão da ocorrência, as possibilidades de acessos das equipes no enfrentamento das chamas, por ponde chegar e aonde está o fogo. No planejamento das ações é necessário ter informações, e esse equipamento vai nos dar isso com fotos, vídeos, agilidade e segurança”, pontuou Alves.

O drone é um modelo Phanton Pro, que pode voar a mais de dois quilômetros de distância do operador. Além de fotos em alta resolução, ele ainda pode filmar em 4k.